
Tenho pensado muito sobre esse assunto nesses últimos dias,naquele velho texto:"...prometo ser fiel,amar-te e respeitar-te,na riqueza e na pobreza,na saúde e na doença, todos os dias da minha vida até que a morte nos separe..."é realmente lindo,mas é exatamente o que precisa ser dito??eu cresci ouvindo esse texto em filmes,em novelas,na vida real...sempre a mesma coisa eu que nunca casei e decorei esse texto...
Por exemplo,se os votos de casamento fossem feitos individualmente,sem script,sem coisa "manjada", poderiamos expressar ali o que realmente queremos,porque é facil falar um texto repitir um texto ditado pelo celebrante...mas e as palavras do coração??aquela coisinha que só você sabe que vai tocar o coração da pessoa amada,aquela palavra que marca a vida de vocês??você tem que jogar fora só por ter que seguir um texto??um script??não poderá dizer,Tipo:eu te amo porque você é quem me faz rir nas horas dificeis,ou te amo porque a cada dia você me conquista,ou prometo ser fiel a você porque você é minha vida e sem você não vivo...entre outras melações...mas que são um diferencial...Mas enquanto analisava isso tudo,lembrei de um texto do Mário Quintana faz tempo que li,mas na época mal tinha reparado então...lembrei de algumas frases do texto e graças ao google encontrei o texto completo...ele se chama Votos de casamento,sugestivo não?!?
Aí vai:
"Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?
Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?
Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?
Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela? Promete se deixar conhecer?
Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?
Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?
Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?
Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?
Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?
Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros."
Mário Quintana
Interessante e Verdadeiro,é o que acho desse texto!
Um pede ao outro que prometa, é lindo...são coisas que vão fazer parte do cotidiano de um casal, e não apenas fidelidade,cumplicidade e respeito.Lógico que são essenciais na vida do casal mas o casamento vai além disso,se você resolveu casar não é um voto "tipo decoreba"que vai fazer com que você respeite e seja fiel,e sim o amor que sentem um pelo outro,e principalmente a base desse amor,que não seja baseado em palavras mas sim em oração...
Bom,não sei se consegui me expressar direitinho,mas a idéia era passar um pouco dos meus pensamentos para que possa ser visto e refletido...
(((Noivo te Amooo)))
bjs a todos